sábado, 30 de novembro de 2013

China lançará neste final de semana sonda para explorar a Lua

A China lançará à 1h30 local de segunda-feira (2) - 15h30 Brasília de domingo, 1º - sua primeira sonda espacial destinada a pousar na Lua, que levará o veículo de exploração teleguiado chamado "Coelho de Jade", informou neste sábado (30) a TV estatal.
"A missão Chang'e-3 será lançada em 2 de dezembro, à 1h30, da base de satélites de Xichang, na província de Sichuan (sudoeste)", informou a TV estatal.
Jipe chinês ‘Coelho de Jade’, em imagem de arquivo de 5 de novembro. (Foto: Peter Parks / Arquivo / AFP Photo)
O lançamento marcará uma etapa importante na conquista espacial chinesa, que Pequim realiza com um atraso importante em relação a Estados Unidos e Rússia.
A imprensa estatal destacou nos últimos dias os resultados esperados do veículo lunar, um carro de seis rodas cujo nome foi inspirado na mitologia chinesa. Segundo a lenda, um coelho vive na Lua, onde tritura o elixir da imortalidade. O animal tem por companheira Chang'e, a deusa da Lua.Com a missão Chang'e-3, a China realizará seu primeiro pouso na Lua, após os sucessos das missões precedentes com duas sondas lunares.
As sondas Chang'e-1 (outubro de 2007) e Chang'e-2 (outubro de 2010) permitiram realizar observações detalhadas em órbita da Lua
O Coelho de Jade, dotado de painéis solares para obter energia, realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em três dimensões.
O veículo, de 120 quilos, pousará na Baía do Arco Íris, um território inexplorado do satélite, onde as condições são favoráveis para a comunicação com a Terra e a exposição ao Sol.
A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora.

Quadrilha de assaltantes é presa em Presidente Dutra

Policiais militares da 11ª Companhia Independente prenderam, na última terça-feira (27), em Presidente Dutra, os elementos Eliton Pires da Silva, 26 anos; Rodrigo Rocha Silva, 22 anos; Juscelino Silva Barbosa, 30 anos; e Jociane Barbosa da Silva, 21 anos, envolvidos em assaltos a veículos na região.



Todos foram detidos na casa de Juscelino Silva Barbosa, localizada na Rua do Aeroporto, bairro São José, por volta do meio-dia. Os policiais foram ao local cumprir dois mandados de prisão em desfavor de Juscelino, pelos crimes de tentativa de homicídio e lesão corporal, expedidos pela Comarca de Passagem Franca.

No local os policiais apreenderam 1 veículo Fiat Strada prata, de placas NWV 9672, roubado da cidade de Balsas, 9 munições calibre 38, jaquetas, 1 tesourão para cortar correntes e um pé de cabra. Todos que estavam no local foram encaminhados à 13ª Delegacia Regional, em Presidente Dutra.

O delegado Valdenor Viegas Souza, titular do 1º DP de Presidente Dutra, coordenou as investigações e constatou que os homens presos são suspeitos de roubar vários veículos na região. Eles confessaram um roubo em São Domingos e outro em Dom Pedro. O bando declarou ainda, que planejava assaltar o Bradesco, na cidade de Tuntum.

Eliton Pires da Silva, Rodrigo Rocha Silva, Juscelino Silva Barbosa e Jociane Barbosa da Silva foram autuados pelos crimes de formação de quadrilha e posse ilegal de munição, pelo delegado Valdenor Viegas Souza.

O delegado Valdenor informou que várias vítimas de roubo de motocicletas reconheceram os homens como sendo os autores dos delitos. Eles vão ser indiciados pelo crime de roubo. Todos estão detidos na Regional de Presidente Dutra à disposição à justiça.


Mãe suspeita de vender virgindade da filha por R$ 50 é presa no Rio

Jacira do Carmo Moreira, de 46 anos, suspeita de explorar sexualmente a filha, hoje com 15 anos, se entregou à polícia do Rio de Janeiro no fim da tarde desta sexta-feira (29). Mãe de nove filhos, ela é suspeita de receber dinheiro em troca de abusos sexuais contra uma das filhas — teria vendido a virgindade da filha por R$ 50 quando a menina tinha 9 anos — e estava foragida desde quinta (28), quando foram expedidos mandados de prisão contra ela e cinco homens suspeitos de estuprar a menina. A mulher nega as denúncias.
A suspeita se apresentou na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e foi encaminhada à noite para a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav). Chorando muito, ela alegou inocência. "Quando eu vi (que era procurada pela polícia) eu falei que queria me entregar, porque eu sou inocente. Eu não sou uma fugitiva", disse.
Questionada sobre as denúncias da filha, Jacira afirmou que a menina mentiu e garantiu que nunca explorou dos nove filhos para ganhar dinheiro. "Eu tenho dois braços e duas pernas. Minhas mãos são todas calejadas. Enquanto eu puder trabalhar eu nunca vou precisar disso". Ela admitiu uso de cocaína, mas garantiu estar livre do vício. "Eu nunca usei nada na frente dos meus filhos, por respeito a eles", disse.
Também nesta sexta, outra filha de Jacira, de 12 anos, foi encontrada pela polícia em um abrigo da Prefeitura para menores. Em entrevista a agentes, com auxílio de uma psicóloga, ela confirmou as acusações da irmã e disse que também sofreu uma tentativa de abuso sexual por parte de um vizinho, quando tinha 11 anos. Ele seria Humberto Ricardo Marsico Morelli Alves, conhecido como "Maninho", de 58 anos, um dos cinco presos nessa quinta.
Segundo a Polícia Civil, Jacira responde a um inquérito por ameaça e lesão corporal. Agora ela passa a responder por estupro de vulnerável, corrupção de menor, maus tratos, favorecimento da exploração sexual, abandono material e abandono intelectual. Da Decav, ela foi encaminhada Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Ela ficará presa por pelo menos 30 dias, prazo da prisão temporária determinada pela Justiça.
A mãe da vítima seria dependente de drogas e permitia os abusos em troca de dinheiro, bebidas alcoólicas e entorpecentes desde 2006. Os fatos foram confirmados pela própria vítima, que afirma ter passado fome junto com outros sete irmãos para que a mãe alimentasse os vícios. A vítima e uma irmã dela, de 20 anos, foram encaminhadas à Dcav.Dois foragidos
Além dele, foram presos: José Henrique Gomes, o Russo, de 63; David Macedo Gonçalves de Aquino, de 56; José Belizário da Silva, o Dedé, de 79; e Celso Medeiros Barrientos, o Celso Protético, de 55. Eles também eram vizinhos da vítima, no Subúrbio do Rio. Outros dois estão foragidos: Alexandre Ítalo Oliveira Santos, o Alex, de 60 anos, e George Correia Teteu, de 58.
Suspeitos vão responder por estupro de vulnerável e exploração sexual (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
"Ela vendia o sexo da menina por álcool, dinheiro ou cocaína", declarou o delegado titular da Decav, Marcello Maia.
A adolescente reconheceu todos os suspeitos e explicou a conduta de cada um deles ao delegado. Outra irmã da vítima, que teria sofrido os mesmos crimes, é procurada. Ela estaria em São Paulo.
Se forem indiciados, os suspeitos vão responder por estupro de vulnerável e exploração sexual. Já a mãe da vítima vai responder, ainda, por maus-tratos e abandono material.

Chinesa mata sobrinho de 4 meses com saco plástico e esconde corpo



Uma chinesa está sendo acusada de ter sufocado o sobrinho de quatro meses de idade e esconder o corpo dele numa máquina de lavar.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a criança estava desparecida desde domingo (24) e foi encontrada pela mãe na quarta-feira (27) à noite.
A polícia de Xangai publicou na internet  que a tia da criança, que não teve o nome divulgado, havia confessado o crime.
Conforme noticiado, o bebê tinha apenas quatro meses de idade e morreu por sufocamento com um saco plástico. A família dele trabalha vendendo comida numa tenda no mercado da capital chinesa.
A avó da criança percebeu o desaparecimento no domingo quando foi visitá-lo, seu maior temor era de que ele tinha sido raptado enquanto a família estava trabalhando. Na ocasião, a polícia vasculhou a vizinhança, mas não encontrou o bebê, que só foi localizado na quarta-feira pela mãe.
As autoridades chinesas não deram mais detalhes sobre o caso e afirmaram que a investigação continua em andamento.
Chinesa mata sobrinho de 4 meses com saco  plástico e esconde corpo

Imagem de professora esmagando crianças causa revolta na internet

Imagens registradas em um jardim de infância em Changsha, na China, estão causando revolta em redes sociais pelo mundo. Nela uma professora aparece em cima de uma pirâmide formada por crianças espremidas em colchões.
As fotos  foram inicialmente divulgadas no QQ – programa de mensagem instantânea gratuito famoso na China – mas já tomou outras redes sociais.
Pais de alunos ficaram perplexos e revoltados com a atitude da professora. A direção do jardim de infância disse que essa prática é uma atividade comum realizada para ensinar as crianças sobre força, resistência e trabalho em equipe.
Imagem de professora esmagando crianças causa revolta na internet

Reajuste da gasolina e do diesel foi calculado pela Fazenda; veja

Conta de chegada O cálculo que resultou no reajuste de 4% para a gasolina e 8% para o diesel, anunciado ontem, foi feito pelo Ministério da Fazenda e apresentado em encontro entre Guido Mantega e Graça Foster na quarta-feira, em Brasília. Na quinta, a presidente da Petrobras concordou com os percentuais, inferiores aos que a empresa pretendia e que não incorporam o gatilho proposto por ela. Não está descartado, no entanto, um novo reajuste, em valor menor, no primeiro semestre de 2014.
Combustível

Até a borda Na matemática do governo, chegou-se à conclusão que conceder reajuste de 5% para a gasolina (o mercado queria 6%) faria com que estourasse a meta de inflação de 5,8% para 2013.
Varejo Fernando Pimentel (Desenvolvimento) dará duas palestras sobre oportunidades de negócios no Brasil para executivos em Nova York na terça-feira. Dilma quer buscar investidores estrangeiros diante do mau humor de empresários brasileiros.
Quem manda As manobras da Câmara que irritaram o governo têm como pano de fundo a insatisfação do comando da Casa e de líderes da base com o acúmulo de projetos em regime de urgência mandados pelo Executivo.
Cabresto Parlamentares dizem que o Palácio do Planalto tenta "controlar a pauta do Congresso". Nesse cenário, a alteração feita na tramitação do Orçamento impositivo é vista como um recado dos deputados ao governo.
Rompimento Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL) discutiram aos gritos no Congresso na quinta-feira, depois que o presidente da Câmara indicou que prorrogaria o prazo para apresentação de emendas ao Orçamento.
Travou O Planalto já admite que pode não conseguir a aprovação do Marco Civil da Internet este ano. O governo não contava com tanta dificuldade em obter acordo.
Aqui não 1 Representantes do Ministério da Justiça e da Justiça Federal, de um lado, e do Ministério Público Federal e da Associação Nacional dos Procuradores da República, de outro, divergiram sobre a redação final do relatório da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.
Aqui não 2 O segundo grupo pretendia incluir uma menção ao julgamento do mensalão como exemplo de combate à corrupção, mas foi rebatido pelos representantes do governo. O texto acabou sem a referência.
Sabadão Além de receber caciques do PMDB e do PP hoje, Dilma e Lula se reunirão também com a cúpula do PDT, partido que, embora esteja no primeiro escalão, ainda flerta com a candidatura de Eduardo Campos.
DDD Jaques Wagner (BA) colocou o candidato do PT à sua sucessão, Rui Costa, para falar no telefone com a presidente e o antecessor logo após sua escolha, ontem.
Axé O resultado fortalece o governador --que bancou seu secretário da Casa Civil contra o senador Walter Pinheiro e o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli-- para pilotar a campanha de Dilma no Nordeste.
Tempo... Em reunião de secretariado, Geraldo Alckmin (PSDB) pediu para que os auxiliares "readequem as agendas" e corram para montar cronograma de entregas e inaugurações no primeiro semestre do ano eleitoral.
... é dinheiro Além do calendário, Alckmin demonstrou preocupação com as receitas do governo, que não terão o incremento do programa de parcelamento do ICMS, que rendeu R$ 5 bilhões extras neste ano.
*
TIROTEIO
O pacote de bondades de Alckmin a policiais é, na verdade, um saco de maldades para esconder o reajuste insignificante à categoria.
DO DEPUTADO MAJOR OLÍMPIO (PDT-SP), sobre ampliação do vale-alimentação e criação de cargos na Polícia Militar, aprovados após correção salarial de 7%.
*
CONTRAPONTO
Egolatria
Com o tempo apertado para discursar em sessão na Câmara, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) apelou para tática insólita para conseguir com o presidente Mauro Benevides (PMDB-CE) segundos a mais de fala.
- Venho aqui saudar esta pérola que está na presidência desta Casa. Todos o aplaudem por sua inteligência, pela maneira harmoniosa como trata todos os colegas. Receba o abraço carinhoso do Chiquinho Escórcio. Agora eu quero um minuto para mim -requisitou.

146 novos médicos cubanos chegarão na segunda-feira ao Piauí

Chegam a partir de segunda-feira mais 146 novos médicos cubanos para trabalhar em atenção básica em 140 municípios do interior do Piauí pelo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Com a chegada dos novos profissionais, já são 192 médicos cubanos.



Há um mês atuando no Piauí, os médicos cubanos já tinham chegado em duas levas, uma de 19 e outra de 27 e se transformaram no sonho de consumo das 240 Prefeituras Municipais do Piauí.
O coordenador do Programa Mais Médicos no Piauí, João Victor da Silva Barboza, informou que o Ministério da Saúde vai ter que remanejar 40 dos 146 médicos para outros 40 municípios porque houve tentativa de 40 Prefeituras piauienses em substituir médicos brasileiros por médicos cubanos nas equipes Estratégia Saúde da Família (ESF).
"Já tínhamos feitos ou- tros remanejamentos porque o Ministério da Saúde tinha constatado que alguns estavam indo para municípios que tinham equipes da ESF já fechadas ou porque os estrangeiros iriam substituir médicos brasileiros. Um médico estrangeiro não pode ir trabalhar onde não há vagas nas equipes da ESF ou substituir médicos brasileiros.
O Programa Mais Médicos é para que médicos cubanos possam trabalhar onde não existem médicos para fazer a atenção básica. Os médicos estrangeiros vão para os locais onde os brasileiros não foram atuar na atenção básica", afirmou João Victor Barbosa.
O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) e prefeito do município de Vila Nova do Piauí (370 km de Teresina), Arinaldo Leal (PSB), afirmou que a Prefeituras Municipais tentaram substituir pelos médicos cubanos os médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, que ganham R$ 10 mil.
Em todo o país 3.568 médicos atuam pelo Provab em regiões carentes de 1.260 municípios brasileiros. Assim, com o Mais Médicos, o programa leva profissionais para atuar, sob supervisão de universidades, na atenção básica da rede pública de regiões onde faltam médicos, como no interior e periferias dos grandes centros. Os programas têm carga de 40 horas semanais.

Helicóptero da polícia cai em bar e deixa morto e feridos na Escócia



Um helicóptero da polícia caiu nesta sexta-feira (29) sobre um bar lotado na cidade de Glasgow, na Escócia, deixando um morto e 32 feridos hospitalizados, segundo a polícia.
Os trabalhos de resgate continuavam, e a polícia acreditava que o número de vítimas deve aumentar.
Fotos postadas nas redes sociais mostram o helicóptero escuro com inscrições em amarelo sobre o pub, o Clutha Vaults.
O helicóptero, um Eurocopter EC135 T2, caiu sobre o telhado do pub às 22h25 locais.
O aparelho transportava três pessoas, dois agentes da polícia e o piloto. Segundo os serviços de emergência, cerca de 100 pessoas assistiam a um show no pub.
Jim Murphy, parlamentar e porta-voz da Defesa, revelou que dirigia pelas ruas do bairro quando "em pouco segundos viu a queda de um helicóptero sobre um pub', o que deixou 'vários feridos".
"É um pub conhecido de Glasgow. Foi horrível, mais acabou bem para as pessoas que estavam lá fora (no exterior do bar). Eles formaram uma corrente humana para sair do pub, e os bombeiros chegaram rapidamente", disse Murphy.
Fotos postadas nas redes sociais mostram um helicóptero escuro com inscrições em amarelo sobre o pub 'Clutha'.
'Não houve disparos ou qualquer explosão. Ele caiu como uma pedra', disse Gordon Smart, jornalista da edição escocesa do jornal The Sun.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, revelou no Twitter que seus "pensamentos estão com todos os afetados pelo acidente de helicóptero em Glasgow".
Grace MacLean, que estava no pub no momento do acidente, declarou à BBC que um grupo tocava no local para muitas pessoas quando ocorreu o impacto, "mas sem explosão".
"O grupo (musical) riu e brincamos que tinham provocado a queda do teto. Então seguiram tocando e o teto acabou cedendo, começaram a gritar e tudo se encheu de poeira. Não se via nada e não se podia respirar."
Fraser Gibson, de 34 anos, estava dentro do pub com seu irmão para ver sua antiga banda .
"Soou como uma explosão gigante ", disse ele à BBC Escócia. "Parte da sala estava coberta de poeira. Nós não sabíamos o que tinha acontecido. Nós congelamos por um segundo. Houve pânico e então as pessoas tentaram sair pela porta".

Empresa de caixões utiliza modelos sensuais para divulgar seus produtos



A fabricante de caixões polonesa Lindner resolveu inovar para promover seus produtos. A companhia divulgou imagens de um calendário sensual com seus produtos para 2014, os quais trazem belas modelos nas fotos.
Os caixões são usados em meio a poses sensuais. Cada mês do ano conta com uma fotografia diferente.
A empresa  produz em média 11 mil peças por mês, sendo a maior fabricante do gênero em seu país. O calendário será vendido por cerca de R$ 113, e todo o dinheiro arrecadado deve ser doado à instituições de caridade.
Empresa de caixões utiliza modelos sensuais para divulgar seus produtos

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Incêndio no Memorial deixa feridos em estado grave, diz bombeiro

O Corpo de Bombeiros disse que 16 homens - 15 integrantes da corporação e um bombeiro civil - ficaram feridos nesta sexta-feira (29) no incêndio no auditório do Memorial da América Latina, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Segundo o major Mauro Lopes, porta-voz dos bombeiros, dois deles sofreram ferimentos graves.
Os bombeiros feridos foram vítimas, segundo o porta-voz, do chamado “flashover”, ou combustão súbita. Isso acontece em ambientes fechados, quando o material que está queimando libera gases. Quando os bombeiros abriram a porta do auditório, esses gases entraram em combustão em contato com o oxigênio. Os dois bombeiros que estão em estado mais grave tiveram queimaduras nas vias aéreas, mas não correm risco de morte.
Por volta de 23h, os bombeiros ainda combatiam pequenos focos de incêndio, enquanto o trabalho de rescaldo era realizado no restante do local atingido. De acordo com o coronel Agassi, não há mais risco de propagação.
Ao todo, 109 bombeiros e 64 carros foram deslocados para o combate às chamas no Auditório Simón Bolívar. Os bombeiros que precisaram de atendimento médico foram levados ao Hospital das Clínicas (HC), de acordo com o hospital. Quatorze dele tiveram ferimentos leves.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve no Memorial e destacou o trabalho dos bombeiros. “Queria destacar a bravura dos bombeiros, o trabalho deles. Não temos nenhum civil ferido. Lamentavelmente, temos bombeiros em recuperação. Mas dois estamos acompanhando pessoalmente, saindo daqui passarei no Hospital das Clínicas”, disse.
Não havia informações sobre as causas do incêndio, de acordo com os bombeiros. Segundo a assessoria do Memorial, há suspeita de que um curto-circuito em uma lâmpada tenha sido a causa do incêndio. O presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, disse que o incêndio pode estar relacionado a uma queda de energia registrada momentos antes de o fogo começar. "Houve uma queda de energia. Foi alguma coisa ligada à queda de energia e ao gerador”, afirmou Andrade.
Andrade disse que toda a programação do auditório está suspensa até a reforma do espaço, que tem capacidade para 1,6 mil pessoas. Segundo ele, é preciso um laudo técnico para avaliar o prejuízo causado pelas chamas. O auditório está no seguro. Segundo ele, o Memorial tem a vistoria do Corpo de Bombeiros. "Está tudo em dia."
Por volta das 21h45, os bombeiros ainda combatiam as chamas dentro do auditório. O trabalho foi dificultado pela grande presença de material inflamável, como madeira, carpete e espuma, e pelos poucos pontos de ventilação no prédio.
Funcionários retirados
Segundo o Memorial da América Latina, havia funcionários no auditório quando o incêndio começou, mas eles foram retirados rapidamente e não sofreram nenhum ferimento.

O auditório tem um palco central e a plateia dividida em duas metades. De acordo com a assessoria do Memorial, o forro da plateia B do auditório foi bastante danificado pelo incêndio.

O espaço tem uma tapeçaria de 620 metros quadrados feita pela artista Tomie Ohtake.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomenda que os motoristas evitem circular pelas vias no entorno do Memorial.
A Avenida Senador Auro Soares de Moura Andrade, na altura da Alameda Olga, foi bloqueada. O desvio para quem vai no sentido Lapa é feito pela Alameda Olga, Rua Tagipuru e Avenida Francisco Matarazzo.
A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que 34 linhas de ônibus que passam pela Avenida Auro Soares de Moura Andrade tiveram o itinerário alterado por causa do incêndio no Memorial. Tanto os trens da CPTM quanto os do Metrô funcionam sem alterações.

Marco paulistano
O conjunto arquitetônico na Barra Funda foi projetado por Oscar Niemeyer. Inaugurado em março de 1989, tem 84,4 mil metros quadrados. A área inclui espaços para exposições e eventos.
Incêndio atinge Memorial da América Latina (Foto: Reprodução/TV Globo)
  •  
Leitora Fabiana Ranieri Senatore registrou fogo no Memorial. (Foto: Fabiana Ranieri Senatore/VC no G1)
  •  
Pessoas observam a fumaça do incêndio que atinge o auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Oeste de São paulo (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O povo tem o político que merece?

Quero usar das ideias de Maquiavel para trabalhar esse assunto. A frase "o povo tem o político que merece" quer afirmar que o fato dos políticos serem corruptos consiste na razão de que essa corrupção é gerada pelo próprio povo que se vende por cestas básicas, tratamento dentários, quantia de dinheiros, favores e entre outras coisas afins. Outro fator que podemos mencionar é que esse político sai do meio desse povo que traz uma concepção de política, como um meio fácil de ganhar dinheiro.

Se olharmos o verdadeiro sentido de política, buscando a concepção grega, veremos que esta é a ARTE DE GOVERNAR. Quando se diz arte, entende-se que não é uma simples prática, mas um talento, uma verdadeira competência. Realmente é preciso ter talento para governar, pois, conseguir encontrar o bem comum de uma sociedade que é marcada por enormes diferenças das mais variadas, somente alguém com muito talento. O problema é que desviaram o sentido de política, não como talento para governar, mas como talento para manipular. E para isso não se especializaram no verdadeiro ramo da administração pública, mas sim na publicidade. Acho que estão lendo o livro de Maquiavel, (O Príncipe) "o político não precisa ser bom, mas apenas parecer bom".

Maquiavel entende a natureza humana não como entendia Aristóteles "o homem é um animal político", ou seja, ele nasceu para convivência com o outro, mas, para Maquiavel, o ser humano nasceu para a divisão e a desunião. "Os homens são ingratos, volúveis, simulados, dissimulados, fogem dos perigos, são ávidos de ganhar, são desconfiados, invejosos, tem mais receio de ofender a quem se faz temer do que aquele que se faz amar, esquece rapidamente da morte do pais do que a perda do patrimônio." Em resumo: os homens são maus.

Além disso, para Maquiavel, todas as relações humanas são relações de poder. Para que você alcance seus fins, você precisa controlá-los sem se deixar levar pelo controle deles. Essa busca consiste na regulação do agir humano, somente assim você pode fundamentar seu poder.

Será que devemos nos conformar com essa ideia sobre a natureza humana e aceitar que o ser humano é naturalmente mau, por isso, não adianta tentar idealizar um povo consciente e um político responsável pelo poder público?
Por: J.R

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Parabéns Coelho Neto

UMA BELEZA DE COMPLEXO ESPORTIVO

Três importantes obras destinadas à área esportiva e de lazer em nosso Município foram inauguradas ontem (31.10), por ocasião dos 120 anos de emancipação política de Coelho Neto. As quadras poliesportivas, ligadas às Escolas Raimundo Guanabara e Leozinho Sabido e o Complexo esportivo Tancredo Tancredo Neves (foto) deixaram os esportistas extasiados. Bom lembrar! O Complexo esportivo, sempre, foi um sonho dos atletas que não entendiam porque uma cidade do porte da nossa não tinha uma praça de esportes com iluminação noturna. É verdade!

UM DIA IMPORTANTE PARA COELHO NETO


Nas homenagens para Coelho Neto, pela passagem dos 120 anos de emancipação, o registro de um momento importante para a nossa história política. Nele, o Prefeito Soliney Silva e o Secretário de Infraestrutura do Estado, Luís Fernando, conversam sobre o Centro de Imagem e Diagnósticos. Para o funcionamento do Centro-que já está pronto- existe a necessidade de uma parceria com o Governo do Estado.

O Município de Coelho Neto possui uma extensão territorial de 976,1 km², faz parte da Mesorregião Leste, Microrregião de Coelho Neto, que compreende, além do próprio, os municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas e Duque Bacelar.

Diz à lenda que a cidade surgiu de um ajuntamento de "currais" as margens do rio Parnaíba, onde "nômades aventureiros" punham o gado para descansar, para depois seguir viagem por via fluvial ou tangendo por terra os animais.

O "Sítio Curralinho" foi fundado em 9 de julho de 1738, pelo sesmeiro Paulo Vaz Freire, que recebeu dos governantes portugueses as terras para cultivo. Elevado à condição de Vila em 1874, somente em 31 de outubro de 1893 foi oficialmente transformado no município de Sant’Anna do Curralinho. Foi a Câmara de Buriti de Inácia Vaz que instalou o município dando cumprimento à Lei nº 1.053 de junho de 1874.

No mesmo ano da emancipação, 1893, realizaram-se as primeiras eleições para a escolha de vereadores e do 1º Intendente (nome que até cerca de 1930 se deu aos chefes do poder Executivo Municipal, hoje prefeitos).

No ano de 1910 foi extinto o Município de Sant’Anna do Curralinho ficando à administração sob responsabilidade do Município de Buriti de Inácia Vaz. Quatro anos depois, em 1914, foi restabelecido o direito do município decidir a sorte de seu destino. Foi a "reconquista" da emancipação obtida em 1893.

A substituição do nome Sant’Anna do Curralinho por Coelho Neto deu-se através do Decreto-Lei nº 746 de 22 de dezembro de 1934, em homenagem ao escritor, prosador, jornalista, professor, romancista, poeta, teatrólogo e político, "príncipe dos prosadores brasileiros", Henrique Maximiniano Coelho Neto, que morreu naquele mesmo ano.

Coelho Neto, terra de sonhos e esperança. Nos teus tempos idos, alcançastes a glória através do suor e das mãos fortes de tua gente. A grandiosidade do teu nome atravessou fronteiras voando, docemente, sobre as asas do poeta que encanta a todos com a beleza de suas rimas.


Hoje, te recupera da maldade humana que ao perceber quão reluzente era a tua riqueza, usurparam a tua gente, relegando-os à condição de coadjuvantes. Mas, o teu povo guerreiro e forte não se submeteu às agruras impostas pelos desejos ambiciosos dos que não te veneram.


Nos teus 120 anos, te mostra revigorada. Assim como a fênix, ressurgistes para resplandecer diante dos olhos de todos e mostrar a tua grandeza, a tua soberania e a garra do teu povo. Brilhas, novamente, graças ao esforço daqueles que fazem deste pequeno pedaço de chão um santuário.


Estás sendo preparada para, novamente, ser polo econômico. Geradora de riquezas, de emprego e renda para o teu povo. Serás, também, polo educacional e de saúde e, atenderás a quem de ti precisar. Estás ficando mais bela, com tuas ruas asfaltadas, calçadas e limpas. Darás aconchego, tranquilo, para os teus e aos que te visitam.


As águas murmurantes do “Velho Monge”, que margeiam o nosso chão, não tardarão a entrar em nossos lares pela canalização, trazendo fartura e suavidade nas tardes quentes de verão. A tua história, as tuas tradições culturais e religiosas estão sendo valorizadas e a tua gente percebida e respeitada.


O teu futuro está desenhado no caderno do destino. Está determinado por Deus que a tua gente será, sempre, vitoriosa e alcançarás através dos braços dos que te amam a plenitude de todos os sonhos. Os raios do sol que te iluminam serão sempre reluzentes e te protegerão da escuridão que apavora.

Parabéns, Coelho Neto, pelos 120 anos de emancipação política.


Como parte das homenagens pelos 120 anos (1893) de emancipação politico-administrativa de Coelho Neto continuaremos mostrando aos leitores belas imagens de nossa cidade. Aprecie a fotografia de Euclides Filho, do Portal CN Bambu. Que maravilha!

COELHO NETO: 120 ANOS- CONVITE



Em 31 de outubro de 1893 Coelho Neto conquistou a emancipação política e administrativa. No limiar do aniversário de 120 anos, muitos artistas locais têm mostrado nas redes sociais imagens belíssimas de nossa Coelho Neto. O registro fotográfico-abaixo- é uma obra-prima do genial Euclides Filho, do Portal CN Bambu. Em destaque a rotatória da Praça do Balão. Vale a pena admirar!

Total de visualizações de página