quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Este blog deseja a todos um feliz natal e um 2015 de muita paz.

mensagens de ano novo

"O que é o Natal? É o resumo do espírito da doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente para trazer paz, entendimento e benevolência para os homens. Natal não é fim de ano, é recomeço, é nascimento, é a esperança de que um novo ano que se aproxima, é o desejo de ter conosco todas essas pessoas queridas fazendo parte de nossa vida. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!"

"Que é o Natal? É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero de do que cada taça se encha com bênçãos ricas e eternas, e de que cada caminho nos leve à paz." 

"Quanto mais intensa as trevas mais forte brilha a luz, numa noite ha mais de 2000 anos uma forte luz brilhou no céu e dissolveu as trevas que pairavam sobre a Terra, desde então a boa nova se espalhou e está disponível para todos que a aceitarem. Deixe a luz do Menino Jesus brilhar em seu coração e sua vida será iluminada por toda eternidade."

Mais Très Ninja no Governo do PT.

Três ministros de Dilma respondem a processo na Justiça

Ao menos três novos ministros de Dilma respondem a processos judiciais Foto: O Globo

Ao menos três dos novos ministros anunciados nessa terça-feira (23) pela presidente Dilma Rousseff respondem a processos judiciais. Segundo informações do jornal O Globo, são eles Kátia Abreu, que assumirá a pasta da Agricultura, Eduardo Braga, Minas e Energia, e Helder Barbalho, Pesca. Todos são filiados ao PMDB.

A senadora Kátia Abreu (TO) responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsificação de selo público. Já o senador Eduardo Braga (AM) é suspeito de ter cometido crime eleitoral em um inquérito do STF. Helder Barbalho é investigado por improbidade administrativa na Justiça Federal do Pará.

Em meio a denúncias feitas na Operação Lava Jato que incriminariam políticos da base do governo Dilma, foi cogitada a possibilidade da presidente ter acesso aos nomes presentes na investigação.

No entanto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem ter conversado com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que adiantou que não poderia dar qualquer informação sobre nomes citados em delações premiadas de pessoas investigadas pela Operação Lava Jato pois o processo corre em segredo de Justiça.

“Dr. Humberto mais uma vez será um grande representante na Assembléia”, diz Magno Júnior

O ex-candidato a prefeito de Aldeias Altas Magno Júnior aproveitou para destacar a importância da eleição do deputado Humberto Coutinho (PDT) para mais um mandato na Assembléia após participar da solenidade de Diplomação dos Eleitos realizada na última sexta (19).

 unnamed (3)
Magno Júnior, Fernanda Bacelar, o deputado Humberto Coutinho e o vereador Kedson Araújo

“Foi muito gratificante ver que após um ano de grandes desafios o deputado Humberto Coutinho encerra 2014 com duas importantes vitórias: a primeira e a mais importante sem dúvida alguma foi o completo restabelecimento de sua saúde e a segunda foi a garantia de mais um mandato na Assembléia. Não tenho a menor dúvida que os 67.982 eleitores incluindo os de Aldeias Altas estão confiantes que Dr. Humberto mais uma vez será uma voz firme no parlamento na defesa dos interesses de nosso povo”, disse ele.
 unnamed (1)
Mariane Monteiro, Dr. Humberto e Magno Júnior
Magno Júnior que esteve acompanhado da namorada Mariane Monteiro, da ex-prefeita Fernanda Bacelar e do vereador Kedson Araújo aproveitou ainda para cumprimentar o governador Flávio Dino (PcdoB) pela diplomação.

 unnamed (2)

Mariane, Júnior, Fernanda e Kedson dando um abraço no governador Flávio Dino
Expoente da nova geração de políticos da região Leste, Magno Júnior participou de um jantar oferecido por Coutinho no seu luxuoso apartamento localizado no Edifício Two Towers, na Península da Ponta D´Areia em São Luís.


domingo, 21 de dezembro de 2014

PT quer cargos de confiança nos estados, diz Jornal


PT quer cargos de confiança nos estados, diz Jornal

Conformado com a perda de espaço no ministério do segundo governo Dilma Rousseff, o PT prepara um avanço sobre os cargos de confiança do governo federal nos Estados e em grandes municípios como forma de reverter pelo menos em parte o prejuízo. A ideia é fazer uma espécie de "recall" dos cerca de 15 mil postos federais fora de Brasília identificando indicações politicamente obsoletas e ocupando os espaços. "Estamos fazendo um mapa dos cargos federais nos Estados para saber quem é quem, quem indicou, qual a avaliação que a gente tem disso, e fazer uma proposta (de nomes à presidente)", disse o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

A última vez que o partido mapeou os cargos federais espalhados pelo Brasil foi em 2003, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o Planalto. Na época, o encarregado do inventário foi o então secretário nacional de Organização do PT, Sílvio Pereira, que chegou a ter uma sala para trabalhar no Palácio do Planalto.

Dois anos depois, no auge do escândalo do mensalão, Silvinho, como é conhecido, pediu desfiliação do PT sob acusação de ter ganho um Land Rover de presente de uma empreiteira que tinha negócios com o governo federal. O ex-dirigente petista agia sob o comando do então ministro da Casa Civil José Dirceu, que cumpre prisão domiciliar pela condenação no mensalão. Desta vez, o PT optou por um caminho diferente. Em vez de fazer o levantamento a partir de Brasília, a Secretaria Nacional de Organização do partido foi incumbida de elaborar um mapeamento minucioso, Estado por Estado, com base em informações repassadas pelos diretórios regionais da sigla.

O objetivo é identificar as vagas cujas indicações "caducaram" politicamente, seja porque os padrinhos perderam prestígio, seja em função do realinhamento de partidos que apoiaram o governo Lula e hoje fazem oposição à gestão Dilma Rousseff. "A ideia é melhorar a representatividade. Às vezes, tem gente lá que não representa mais as forças que compõem a base do governo", disse o atual secretário nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza.

Segundo ele, existe ainda uma terceira categoria de ocupantes destes postos federais que são os técnicos de carreira alçados a postos de confiança automaticamente depois que os indicados políticos deixaram as vagas. Eles também estão na mira do PT. "Tem lugares em que a pessoa indicada saiu e acabou ficando algum técnico de carreira, sem qualquer compromisso político", disse o dirigente petista.

Segundo fontes do partido, os principais objetivos do levantamento são acomodar o chamado baixo clero petista e manter uma margem de manobra para negociar a composição da base de apoio ao segundo mandato de Dilma na Câmara. Entre os alvos estão indicações feitas pelo PSB, hoje na oposição, que sobreviveram ao desembarque do partido do governo, em 2013, apadrinhados por ex-senadores e ex-governadores hoje aposentados - a exemplo de José Sarney (PMDB) - e até petistas que perderam o poder ou se envolveram em escândalos.

Embora Dilma tente contemplar todos os partidos aliados na montagem do governo com cargos no primeiro e segundo escalões, o PT não tem segurança sobre como será o comportamento do Congresso com a pulverização de parlamentares nos 28 partidos, seis deles representados na Câmara pela primeira vez. Segundo petistas, o fenômeno só poderá ser compreendido depois do início da nova legislatura e os cargos de confiança nos Estados podem ser usados para negociações com parlamentares no varejo.

De acordo com o Boletim Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento, existem quase 23 mil cargos de confiança em todo o governo federal. Os salários vão de R$ 2,1 mil a R$ 12,9 mil. O ministério não soube informar quantos destes cargos estão fora da capital federal, mas o PT estima em dois terços desse contingente.
Cerca de 75% das vagas, no entanto, são reservadas a funcionários de carreira, sobrando pouco menos de 6 mil postos em todo o País para livre nomeação.

 Os números não levam em conta cargos em estatais e autarquias, que também estão na mira do PT. De acordo com o secretário de Organização, o partido ainda não tem um número fechado. Apesar de reivindicar a prioridade para preencher estes postos, o PT toma cuidados para não pisar nos calos de aliados no Congresso e, principalmente, dos governadores - parte importante do modelo de governabilidade do segundo mandato. 


Grávidas devem fazer teste de HIV durante a gestação

Grávidas devem fazer teste de HIV durante a gestação


Um problema já conhecido pela população volta a preocupar médicos de todo o país. Cerca de 730 mil pessoas vivem com HIV e Aids hoje no Brasil, sendo diagnosticados em torno de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes. O aumento da doença chega a 50% entre os jovens com idade de 15 e 24 anos.

As notificações de casos de Aids entre as jovens gestantes também aumentaram expressivamente, nos últimos sete anos, fazendo com que maternidades públicas e privadas busquem ações para alertar adolescentes da importância de usar preservativo nas relações sexuais.

Para o ginecologista e obstetra, David Batista, houve um aumento absurdo dos casos de Aids entre os jovens nos últimos anos pelo início precoce da vida sexual. “O principal motivo desse aumento é o comportamento sexual dos jovens. As jovens iniciam a vida sexual cedo, sem buscar um especialista para saber os métodos contraceptivos e acabam adquirindo alguma doença ou engravidando logo nas primeiras relações. Aids para os jovens é uma doença que basta tomar um remédio e logo ficam bons. Porém, essa é uma doença grave, que vai tomar remédio pelo resto da vida”, alertou o especialista. 

Para as jovens que estão gestantes o problema é ainda maior, podendo haver o contagio entre a mãe e o recém nascido. 

“Muitos obstetras não solicitam os exames necessários para detectar a Aids logo nas primeiras semana. A testagem é recomendada no 1º e 3º trimestre da gestação. O nosso maior desafio na erradicação da transmissão vertical é ampliar o diagnóstico de HIV em gestantes. Mais de 90% das grávidas atendidas chegam a fazer pré-natal, mas somente 60% passam pela testagem que detecta o vírus”, explicou o ginecologista.

Hoje, pelo menos 10.194 crianças brasileiras com idade até 5 anos foram infectadas pelo vírus em decorrência da transmissão vertical. A estimativa é de que até 12 mil gestantes de um total de 2,5 milhões por ano apresentem o HIV, somando mulheres diagnosticadas e não diagnosticadas

David lembra que o tratamento de mulheres grávidas soropositivas não apenas as mantém vivas e em boa saúde, como também evita que seus bebês adquiram o HIV durante a gravidez, o parto e o período de amamentação. “Ademais, o tratamento pode impedir a transmissão sexual do HIV por uma mulher soropositiva a um parceiro soronegativo”, disse.

A transmissão do HIV também pode acontecer durante a amamentação, por meio do leite materno. A mãe que tem o vírus não deve amamentar o bebê, sob risco de transmissão da doença para o seu filho. “A orientada é a suspensão da amamentação e a inibição da lactação. Portanto, o leite da mãe deve ser substituído por leite artificial”, finalizou.

Cuba não renunciará a socialismo apesar de aproximação com EUA, diz Raúl Castro


Cuba não renunciará a socialismo apesar de aproximação com EUA, diz Raúl Castro

Apesar da retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos, Cuba não renunciará ao socialismo, disse neste sábado (20) o presidente Raúl Castro. Em discurso na Assembleia Nacional cubana, ele disse que o país não está disposto a mudar o sistema político.

“Da mesma forma que nunca propusemos aos Estados Unidos para que mudem seu sistema político, exigimos respeito em relação ao nosso”, discursou Castro. Ele, no entanto, disse que o país está disposto a discutir, com “igualdade e reciprocidade”, todos os assuntos com o governo norte-americano.

O presidente cubano pediu o apoio da comunidade internacional e da sociedade norte-americana para encerrar o embargo econômico que perdura há mais de 50 anos. Segundo ele, a decisão de restabelecer relações diplomáticas com os Estados Unidos foi um passo importante, mas que a luta para acabar com o bloqueio, apesar de essencial, será longa e difícil.

Raúl Castro anunciou hoje que o novo congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), única formação política do país, será em abril de 2016. Segundo ele, antes do encontro, haverá um amplo e democrático debate com os militantes comunistas e com o povo cubano sobre a situação do plano de atualização econômica do país.

O último congresso do PCC foi em abril de 2011, quando Raúl Castro foi escolhido primeiro-secretário da organização, em substituição ao seu irmão Fidel, fora do poder desde 2006. Na ocasião, o partido aprovou o plano para a atualização do modelo econômico do país.

No mesmo discurso, Raúl Castro anunciou também que irá  à próxima Reunião de Cúpula das Américas, em abril no Panamá. “Confirmo que comparecerei, para expressar as nossas posições com sinceridade e respeito para com todos os chefes de Estado e de Governo”, declarou.


O discurso de Raúl Castro, no encerramento da sessão semestral da Assembleia Nacional, ocorreu um dia depois de o órgão ter ratificado, por unanimidade, o acordo desta semana entre Cuba e os Estados Unidos. Os dois países restabeleceram relações diplomáticas após mais de 50 anos de rompimento.

Copacabana registra valorização acima da média


Levantamento exclusivo do FipeZap mostra os preços na Zona Sul


RIO — Nos últimos 12 meses, o metro quadrado dos imóveis em Copacabana registrou valorização de 12,2%, chegando em novembro a R$ 12.479. O percentual, um dos mais altos entre os bairros da Zona Sul, segundo pesquisa feita pelo FipeZap com exclusividade para o Morar Bem, fica acima até da média da cidade, de 8,4% no mesmo período.

— Copacabana é um bairro central, com boa localização na cidade, não muito distante de Ipanema e Leblon e bem servido pelo metrô. Então, a hipótese mais provável é que tenha chamado a atenção daquelas pessoas que já não podem pagar os altos preços de Ipanema e Leblon e, por isso, se valorizou mais — observa Eduardo Schaeffer, CEO do Zap Imóveis, portal que tem seus anúncios usados como base para a pesquisa do índice de preços.

De fato, outros bairros badalados da área mais valorizada da cidade tiveram percentuais abaixo da média geral do Rio, mas ainda acima da inflação, que ficou em 6,5%. No Leblon, o metro quadrado mais caro do país (R$ 21.314), a valorização foi de 8,2%. Mesmo percentual alcançado pelo Jardim Botânico, onde o metro quadrado chegou a R$ 15.620. Em Botafogo, a variação foi de 7,8%; no Flamengo, 6,7% e, em Ipanema, 5,5% — único abaixo da inflação.

Para Josué Madeira, diretor nacional de Imóveis Prontos da Brasil Brokers, a redução na demanda por imóveis na Zona Sul é a principal explicação para a menor variação na região:

— Onde a valorização foi mais forte, a estabilidade também vai ser percebida mais rapidamente. Mas, de forma geral, o mercado este ano foi muito difícil. A incerteza da economia deixa as pessoas reticentes em fechar negócio.

Ainda assim, os vendedores ficaram mais abertos a ouvir propostas. E aqueles que não podem esperar para vender, porque precisam do dinheiro, acabam aceitando baixar o preço ou fazer um desconto que esteja acima dos 5% de praxe sobre o preço inicialmente pedido.

E a tendência, segundo Schaeffer, é que esses ajustes continuem. No primeiro semestre do próximo ano, a expectativa é que os preços variem abaixo da inflação, o que significaria uma queda real, mas nada muito abrupto:

— A gente já vem vendo esses ajustes ao longo deste ano e, pelo cenário da economia, é muito provável que eles continuem no início de 2015. Mas se a nova equipe econômica fizer os ajustes que está prometendo, o humor do mercado pode melhorar, os investidores tendem a voltar e, a partir do segundo semestre, os preços podem até voltar a se recuperar

Executivos presos na Operação Lava-Jato pedem desbloqueio de R$ 100 milhões

Presos, empresários argumentam que parte dos valores que estão retidos pela Justiça foi obtida legalmente


SÃO PAULO - Dirigentes e executivos de empreiteiras presos na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, lutam na Justiça para derrubar o bloqueio de suas contas bancárias e aplicações financeiras. No total, incluindo recursos depositados no exterior, cerca de R$ 100 milhões estão sendo mantidos à disposição da Justiça. Às vésperas do recesso de fim de ano, os advogados impetraram recursos tentando liberar esses valores, mas não obtiveram sucesso.

Boa parte da defesa argumenta que a origem dos recursos bloqueados é lícita, recebida da empresa na qual seus clientes trabalham. Para o Ministério Público Federal, no entanto, não importa se o ganho foi lícito, pois as quantias mantidas em instituições financeiras têm preferência na ordem de penhora. Se depender dos procuradores da força-tarefa, esses valores só sairão das contas caso os executivos consigam comprovar que eles têm “caráter alimentar”.

No último dia 17, o MPF emitiu um parecer em resposta ao BNP Paribas, onde foram bloqueados R$ 22,6 milhões de Gerson de Mello Almada, vice-presidente da Engevix. A instituição queria saber se poderia bloquear os valores em nome dele aos poucos, conforme vencessem as cotas aplicadas, que têm prazo de resgate diferenciado. O MPF autorizou que isso fosse feito. Almada foi o único executivo a ter em instituições bancárias valor superior aos R$ 20 milhões, por pessoa, que o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, mandou bloquear.

TRANSFERÊNCIA PARA O EXTERIOR

Ao indeferir pedido de revogação da prisão preventiva de Almada, Moro afirmou que, um dia antes de ser cumprido o mandado de prisão, ele transferiu R$ 8,5 milhões a uma empresa chamada Afata Investiments, sem que fosse comprovada a necessidade da operação. Para o juiz, a transferência foi feita não só para evitar o bloqueio como para facilitar possível fuga para o exterior. A Afata tem sede nas Ilhas Virgens Britânicas e registro de sociedade estrangeira na Califórnia (EUA) em nome de Ana Carolina Almada.

EMPRESÁRIO TEVE 13º SALÁRIO DE R$ 95 MIL BLOQUEADO

Othon Zanoide de Moraes Filho, diretor-executivo da Queiroz Galvão, preso na Operação Lava-Jato, teve bloqueada até mesmo a primeira parcela do 13º salário. No total, foram retidos dele R$ 2,113 milhões. Os advogados de Zanoide apresentaram até um contracheque emitido pela construtora, no valor de quase R$ 95 mil, para pedir a liberação do dinheiro. Eles argumentam que o juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso, afirmou no despacho de bloqueio que liberaria os salários. Os procuradores, no entanto, querem provas de que o dinheiro é necessário à alimentação.

Desde o início de dezembro, Eduardo Leite, da Camargo Corrêa, tenta reaver R$ 463 mil bloqueados em três contas. O dinheiro, disseram os advogados, é de natureza alimentar e serve para a subsistência da família - mulher e duas filhas adolescentes. Por enquanto, ele não conseguiu. Leite pediu ainda para pagar fiança e ficar em prisão domiciliar porque sofre de hipertensão arterial. Isso também lhe foi negado. “Hipertensão arterial, média ou grave, é tratada com medicamentos, fora ou dentro do cárcere”, afirmou Moro, em despacho na semana passada.

“VIDA BANDIDA”

Outros dois executivos da Camargo Corrêa pediram a liberação do dinheiro diretamente ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Dalton Avancini, presidente, e João Ricardo Auler, conselheiro, tiveram R$ 852 mil e R$ 101 mil bloqueados pela ordem. O desembargador João Pedro Gebran Neto não liberou e mandou pedirem primeiro a Moro, devidamente fundamentado.
A assertividade das decisões na Lava-Jato tem surpreendido os advogados. O advogado de Almada chegou a discursar na tribuna no TRF.

- Não estamos lidando com criminosos, não estamos com pessoas que fizeram da sua vida a prática da delinquência. Não é disso que trata esse caso, por pior que ele possa ser. Essas pessoas não fizeram da sua vida uma vida bandida. Essas pessoas construíram um país, gostemos deles ou não - afirmou Fábio Simantob, que citou o dinheiro bloqueado também para pedir liberdade ao cliente. - Será que a garantia de uma quantia vultosa como essa não pode garantir, de alguma forma, a aplicação da lei penal, servir ao pagamento de uma fiança?
O procurador Carlos Cazarré não deixou por menos e comparou o executivo ao “sujeito que fica fazendo aviãozinho de maconha num morro do Rio de Janeiro a vida inteira”:
- Quem comete crime é criminoso. E quem faz isso durante um longo tempo faz da sua vida uma vida criminosa.



quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Confusão em Rosário: bonitona mostra foto nua e diz que não é sua!


Há cinco dias a cidade de Rosário está sendo balançada com uma confusão gerada por uma foto de uma jovem (maior de idade) nua.

A jovem que teve a foto espalhada pela cidade se identificava como Raylla Castro. Porém a verdadeira Raylla se manifestou na sua página pessoal no Facebook desmentido o ocorrido.

Em seu perfil, a verdadeira Raylla postou a foto da suposta farsante completamente pelada ao lado da dela, mostrando a diferença entre as duas.

E você acredita que é uma mera semelhança?


rossss


‘Imaginamos que nunca veríamos este momento’, diz presidente Dilma, sobre aproximação de Cuba e EUA

Em encontro da cúpula do Mercosul, na Argentina, presidentes aplaudem decisão histórica


PARANÁ, ENTRE RIOS, ARGENTINA - Os governos do Mercosul comemoraram nesta quarta-feira a normalização das relações entre Cuba e os Estados Unidos, durante a cúpula de presidentes do bloco, realizada na cidade argentina de Paraná, a 500 quilômetros de Buenos Aires, que conta com a participação da presidente Dilma Rousseff.

— Para nós, lutadores sociais, hoje é um dia histórico. Imaginamos que nunca veríamos este momento. Mando uma saudação ao presidente Raúl Castro, ao presidente Barack Obama e, sobretudo, ao Papa Francisco por ter sido um dos fatores mais importantes nesta histórica aproximação — disse Dilma.

Na opinião da presidente, isto vai marcar uma mudança para a civilização.

— Assumo (a presidência pro tempore do Mercosul) com a certeza de que isto vai nos inspirar ainda mais em nossas relações, como países vamos nos comprometer ainda mais (com a integração). Como disse o presidente Mujica: “ou estamos juntos, ou vencidos”.

A presidente da Argentina e anfitriã do encontro, Cristina Kirchner, felicitou o povo e governo cubano pela decisão histórica.

— Para nós que temos cabelos brancos, alguns tingimos o cabelo, mas os temos, a verdade é que este é um momento histórico — disse a presidente argentina, Cristina Kirchner, anfitriã do encontro.

— Mandamos uma imensa saudação e expressamos todo o nosso respeito ao povo cubano e ao governo, que soube manter seus ideais e hoje com absoluta dignidade normaliza suas relações com os Estados Unidos — declarou a chefe de Estado.
Cristina e todos os presidentes aplaudiram a histórica decisão dos governos de Cuba e dos EUA.

— Quando os povos tem vontade e são conduzidos por dirigentes que não os traem conseguem alcançar seus objetivos — enfatizou a presidente argentina.
Já o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, grande crítico do governo dos Estados Unidos, elogiou Obama.

— Deve ser reconhecido o gesto de valentia de Obama e este gesto talvez seja a principal decisão de seu governo — afirmou Maduro.

Cristina também lembrou durante a cúpula que o Papa teve uma papel fundamental na aproximação entre Cuba e Estados Unidos, e que hoje era o aniversário do pontífice.
Maduro então disse:

— Um bom presente de aniversário para o Papa Francisco.






O apelo de Francisco: negociação entre EUA e Cuba passou pelo Vaticano

Papa teria enviado cartas a Obama e Raúl Castro, além de receber delegações de seus países


WASHINGTON — As negociações entre os Estados Unidos e Cuba passaram por Canadá e Vaticano, revelou o “New York Times” nesta quarta-feira, com o Papa Francisco assumindo um papel essencial.

De acordo com o diário, o Papa encorajou reuniões secretas entre Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, que deu fim a décadas de hostilidades e reabriu as relações diplomáticas. Após 18 meses de encontros sediadas no Canadá e encorajados por Francisco, o pontífice foi o anfitrião do último encontro. O acordo final foi selado com um telefonema entre os presidentes.

Ao anunciar as novas relações diplomáticas, Obama agradeceu ao Papa por seu papel no processo, e por “seu exemplo moral, mostrando ao mundo como ele deveria ser, em vez de simplesmente se conformar com o mundo como é”.

Cuba e o Vaticano estabeleceram relações diplomáticas em 1996, e essa aproximação foi encarada por muitos como uma tentativa de amenizar as restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos. O Papa João Paulo II foi o primeiro a visitar a ilha caribenha, em 1998.

Em 2012, seu sucessor, Bento XVI, também visitou Cuba, onde foi recebido por Raúl Castro e celebrou uma missa ao ar livre para mais de 200 mil pessoas. Bento XVI afirmou que o regime marxista do governo cubano “já não correspondia mais à realidade”, mas também criticou o embargo americano.

O secretário americano de Estado, John Kerry, visitou o Vaticano em três ocasiões: em janeiro, março e há poucos dias, quando se encontrou com o arcebispo Pietro Parolin, chefe das Relações Exteriores da Santa Sé. No encontro, o Vaticano teria reiterado o pedido para que os Estados Unidos fechem o centro de detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba, que abriga suspeitos de terrorismo.
"Sua Santidade quer parabenizar a decisão histórica tomada pelos governos dos Estados Unidos e de Cuba para estabelecer relações diplomáticas, com o objetivo de superar, no interesse de cidadãos de ambos os países, as dificuldades que marcaram sua História recente", informou o Vaticano em comunicado.

O documento confirmou a participação do Vaticano "na facilitação do diálogo construtivo sobre assuntos delicados, resultando em soluções aceitáveis para ambas as partes", e afirmou que o Papa enviou cartas a Castro e Obama, "convidando-os a resolver questões humanitárias de interesse comum, incluindo a situação de certos prisioneiros, para iniciar uma nova fase nas relações entre os dois países".
O comunicado do Vaticano disse ainda que "A Santa Sé continuará a garantir o apoio a iniciativas que ambos os países adotem para fortalecer suas relações bilaterais e promover o bem-estar de seus respectivos cidadãos".

CGU revela prejuízo de US$ 659,4 milhões na compra de Pasadena

Relatório foi encaminhado para Petrobras e empresa terá que tomar medidas para ressarcir os danos


BRASÍLIA - Relatório concluído pela Controladoria Geral da União (CGU) nessa terça-feira revela que a Petrobras pagou US$ 659,4 milhões a mais pela compra da refinaria de Pasadena, no Texas. Considerando o estado de Pasadena à época da aquisição, a CGU considerou que a estatal pagou um preço superior àquele considerado justo pelo negócio.

O documento já foi encaminhado para a Petrobras. A empresa deverá adotar as providências necessárias, judicialmente ou extrajudicialmente, para ressarcir o dano de mais de US$ 650 milhões revelados pela CGU. O relatório foi também enviado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, aberta no Congresso para apurar o caso.

O ministro-chefe da CGU, Jorge, Hage, ainda determinou a instauração imediata de processos administrativos contra 22 pessoas, entre elas ex-dirigentes, empregados e ex-empregados da Petrobras, incluindo os já identificados pela Comissão Interna da Apuração (CIA) da estatal. Ao final dos processo, o ex-presidente José Sérgio Gabrielli e os ex-diretores Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Jorge Zelada podem ser responsabilizados.

Em 2006, 50% da refinaria foi comprada. A aquisição da outra metade ocorreu em 2008. De acordo com o relatório da CGU, o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), feito pela estatal para a compra dos primeiros 50%, não considerou todas as premissas aplicáveis ao negócio, o que poderia ter reduzido o valor máximo aceitável para a compra.

A CGU identificou que a argumentação usada para a aceitação de um valor superestimado para a compra em 2006 foi fundamentada na potencial rentabilidade do empreendimento, e não no valor dos ativos no estado em que se encontravam. Para a CGU, a Petrobras deveria e poderia ter buscado, nas negociações, entre os diversos cenários montados pela consultoria Muse Stancil, o que mais a favorecesse, mas acabou escolhendo o pior deles. Com isso, a empresa belga Astra Oil – então proprietária de Pasadena – teve vantagens na negociação.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Superbactéria também é encontrada na Praia de Botafogo

Cientistas detectaram superbactéria em rio na Praia do Flamengo.
Banhista não deve entrar em águas impróprias, diz Inea.

Cenário da Praia de Botafogo encanta pela beleza, mas água tem alto índice de poluição (Foto: Daniel Silveira / G1)

A superbactéria KPC, resistente a antibióticos,encontrada nas águas da Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio, por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi identificada também na Praia de Botafogo por estudo semelhante conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A informação foi divulgada em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (16).

Enquanto a Fiocruz pesquisou as águas do Rio Carioca, a UFRJ pesquisou as praias do Flamengo e de Botafogo, onde a KPC foi localizada, e de Copacabana, Barra da Tijuca, onde não foram encontradas amostras da bactéria. A amostra contaminada por KPC encontrada pela UFRJ na Praia do Flamengo foi colhida na altura da Rua Corrêa Dutra. Já na Praia de Botafogo, a amostra foi colhida na altura da Rua Marquês de Olinda.
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Isaura Fraga, informou que já pediu à Secretaria Municipal do Meio Ambiente um estudo sobre os hospitais que possam estar jogando esgoto in natura no Rio Carioca ou em outros rios. A KPC é originalmente uma bactéria encontrada apenas no ambiente hospitalar e seu aparecimento em outros ambientes vem sendo estudada no mundo inteiro, segundo Isaura.

A pesquisadora da UFRJ Renata Cristina Picão explica que, além do possível lançamento de esgoto hospitalar in natura no Rio Carioca, que contaminou as águas da Praia do Flamengo, é preciso investigar a possibilidade de a contaminação nas águas do mar, em praias fora do curso do Rio Carioca, ter ocorrido com o despejo de esgoto doméstico de pessoas que moram em locais sem tratamento e que possam ter sido contaminadas quando internadas em hospitais.

Isaura diz que, apesar de a bactéria ser resistente a antibióticos, só poderia colocar em risco a saúde de uma pessoa com o sistema imunológico debilitado. Segundo disse, não há registros de pessoas contaminadas com a bactéria fora do ambiente hospitalar que tenha dado entrada nos hospitais públicos do estado.

Praias impróprias devem ser evitadas
Mas ela faz um alerta: é preciso respeitar os alertas do Inea sobre a balneabilidade das praias. As praias consideradas impróprias para o banho devem ser evitadas porque há presença de bactérias e entre elas pode estar a KPC.

“Não se banhe se a praia estiver imprópria, independente da KPC. Não cabe alarmismo, basta obedecer à orientação Inea em relação às praias”, disse Isaura.

Ela ressaltou que as praias da Zona Sul e da Zona Oeste têm suas águas monitoradas para presença de coliformes fecais duas vezes por semana, mais do que o padrão nacional que é de monitoramento semanal.

“Dependendo do país, o monitoramento tem frequências mais esparsas como quinzenais ou mensais. O monitoramento duas vezes por semana no país acontece somente o Rio de Janeiro”, disse Leonardo Daemon, gerente de Qualidade de Águas do Inea.

José Sarney faz homenagem ao centenário de Odylo Costa, filho


Segundo o senador José Sarney, o momento foi de emoção, relembrar de Odylo.

Durante uma palestra de homenagem ao centenário de nascimento do poeta e jornalista Odylo Costa, filho o senador e escritor José Sarney exaltou o poeta Odylo, falando como amigo e companheiro. A solenidade foi realizada no Centro de Criatividade e contou com a presença de Pedro Costa, filho do homenageado e do governador Arnaldo Melo.


No evento houve a abertura da exposição em homenagem ao poeta, que leva o nome do autor “A faca e o rio”, Sarney acompanhou este momento. Segundo o senador José Sarney, o momento foi de emoção, relembrar de Odylo. Tanto o Odylo como José Sarney são filhos da Academia Maranhense de Letras.


O filho de Odylo, Pedro Costa, que veio do Rio de Janeiro representando a família, reconheceu que o pai era ligado ao Maranhão e que tinha muito amor pelo estado. 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CFM libera prescrição de canabidiol para crianças e adolescentes com epilepsia

Substância derivada da maconha não tem registro no Brasil

 Remédios extraídos da maconha já podem ser usados em crianças epilépticas Foto: Fabio Seixo / Agência O Globo

BRASÍLIA - O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou resolução autorizando a prescrição do canabidiol (CBD), um produto obtido da maconha, para crianças e adolescentes (até 18 anos) epilépticos que não respondem a tratamentos convencionais. Mas nem todos os médicos poderão fazer isso. Apenas os que tem especialidade em psiquiatria, neurocirurgia e neurologia e suas áreas de atuação terão essa prerrogativa.

Além disso, esses profissionais devem estar previamente cadastrados em plataforma online desenvolvida pelo próprio CFM. A prescrição da maconha propriamente dita, além de outros derivados, continua proibida. A resolução será encaminhada ainda nesta quinta-feira para publicação no Diário Oficial da União, o que segundo o CFM, deverá ocorrer até o começo da próxima semana.

O CBD não tem registro na Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), mas mesmo assim pode ser liberado. Para isso, existe o chamado uso compassivo, quando, mesmo sem registro, uma substância pode ser prescrita para pacientes com doenças graves e sem alternativa de tratamento satisfatória com produtos já registrados no país. Hoje a Anvisa libera a importação do CBD mediante prescrição e laudo médico, termo de responsabilidade e formulário de solicitação de importação para remédios controlados. Sobre as dificuldades de importação do medicamento, o CFM afirmou que não tem responsabilidade.

- Se tem alguma dificuldade de ordem legal para a importação do medicamento, esse obstáculo terá que ser transposto a partir de atitudes e ações da própria Anvisa. É um parâmetro de competência da Anvida. Do CFM, se estabelece aqui - afirmou o presidente do CFM, Carlos Vital.

O vice-presidente do CFM Emmanuel Fortes Cavalcanti considerou que um prazo de seis meses sem responder bem a outros tratamentos é um bom período para prescrever o CBD.
- A refratariedade (a outros tratamentos) vai ser definida dentro dos critérios da resolução e acredito que seis meses de resistência, comprovada a ineficácia do controle, vai autorizar a prescrição (do canabidiol) - disse o vice-presidente Emmanuel Fortes Cavalcanti..

Apesar de liberar o uso da substância, o CFM informou que não há estudos científicos mostrando que ela é totalmente segura e eficaz. Os estudos feitos até agora, por exemplo, têm poucos participantes. O CFM defende a urgência em novas pesquisas para testar o canabidiol.

"O plenário do CFM apenas aprovou a resolução 2.113/14 após profunda análise científica, na qual foram avaliados todos os fatores relacionados à segurança e e à eficácia da substância. A avaliação de vários documentos confirmou que ainda não há evidência científicas que comprovem que os cababinoides são totalmente seguros e eficazes no tratamento de casos de epilepsia. Assim, a regra restringe sua prescrição - de forma compassiva - às situações onde métodos já conhecidos não apresentam resultados satisfatórios", informou o CFM em nota à imprensa. A resolução será revista em dois anos, quando serão analisados novas evidências científicas.

O CBD não será um substituto ao tratamento, mas deverá ser receitado em adição a outras substâncias que o paciente já toma. A dose mínima, via oral, será de 2,5 mg por quilo da criança ou adolescente, e a máxima de 25 mg, podendo ser aplicada até duas vezes ao dia. Os pacientes paras os quais o CBD for receitado deverão ser informados sobre os problemas e benefícios potenciais do tratamento. Entre os efeitos colaterais estão sonolência, fraqueza e alterações do apetite. Terão também que assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), reconhecendo que foi informado sobre as possíveis opções de tratamento além do canabidiol.

Os médicos responsáveis por prescrever a substância deverão encaminhar periodicamente ao CFM, por via eletrônica, relatórios de acompanhamento do paciente. No primeiro anos, a periodicidade é de quatro a seis semanas. Depois disso, a cada 12 semanas.

Segundo o CFM, a epilepsia é um distúrbio cerebral que atinge cerca de uma da cada cem pessoas em todo mundo. A doença prejudica gravemente a qualidade de vida e pode provocar danos cerebrais, especialmente no caso de pacientes no período de desenvolvimento, que é o caso de crianças e adolescentes.

Presente na divulgação do conteúdo da resolução, Norberto Fischer, pai da menina Anny Fischer, a primeira a obter autorização judicial para importar a substância, criticou o CFM. Apesar de dizer que houve um avanço, ele considerou que a resolução trouxe muitas restrições. Fischer criticou, por exemplo, o fato de ter primeiro que procurar outros tratamentos (que segundo ele podem até levar à cegueira) para depois recorrer ao canabidiol.

- Por um lado é positivo, porque finalmente o CFM se posicionou. Acho que é um avanço. Mas quando a gente olha o que foi apresentado, a gente tem um sentimento de retrocesso, que é um atraso em relação ao que poderíamos ter evoluído. Eles estão restringindo os médicos que podem prescrever a cannabis (maconha), os pacientes que poderão usar a cannabis. Então, eu me sinto como um pouco triste com a forma como apareceu escrita a resolução. Inclusive impressionado que eles colocaram a dose mínima e máxima prescrita. Se um dos argumentos usados para a restrição foi que não existem estudos, como eles definiram a dose mínima e máxima - disse Fischer, que ainda comentou os progressos de sua filha:


- Anny hoje é só felicidade. Eu tinha uma bonequinha de pano na cama, uma criança que não reagia à dor, que para alimentar eu tinha de empurrar comida. Depois de um ano de canabidiol, ela consegue comer, mastiga, está sentando. É outra criança. O canabidiol trouxe vida para Anny e vida para nossa família.

Quando se ama uma cidade,e respeita o seu povo procura sempre o melhor para juntos trabalhar por uma Aldeias Altas de todos.


AldeiasAltas

O Natal e o Ano Novo reacendem em nós uma esperança que parece esquecida diante da correria da vida. É como se víssemos na festa de fim de ano, um brilho capaz de ofuscar as dificuldades, e que consegue sem muito esforço, tocar nossos corações, trazendo alegria de estarmos novamente ao lado de pessoas que admiramos e gostamos.

É assim que estamos  hoje, diante de novas possibilidades e de um ano novo repleto de surpresas e o mais interessante em tudo isso, é que algumas pessoas continuam sempre por perto, sempre com a mesma importância e a mesma amizade.

Queremos aproveitar esse clima de festa e dizer que desejo toda felicidade do mundo para nossos conterrâneos e amigos aldeienses.

.
Queremos que seu Natal e seu Ano Novo, sejam iluminados pelo seu sorriso e que a esperança deste começo de ano seja renovada diariamente, trazendo aos seus dias, tudo o que deseja e merece.

Um grande abraço e boas festas. Desses que não esquece um só minuto esse povo querido e irmãos de aldeias altas,Fernanda Bacelar,Kedson e Magno Junior.

Para Aloysio Nunes, escândalos revelam estratégia do PT para manter o poder



O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) acredita que os escândalos do mensalão e da Petrobras são reveladores de que o PT usa a estratégia da compra de votos e de apoio político para se manter no poder.

— O Mensalão é isso. O Petrolão é isso. Não se trata de um fenômeno isolado, parcial, de algo que ocorreu na história de uma administração. Não. É consubstancial a forma como o PT tem exercido o poder desde a ascensão do Presidente Lula — afirmou Aloysio Nunes.

Ele criticou a insistência do partido em vincular a corrupção às regras de financiamento de campanhas, salientando que em todas as modalidades de financiamento haverá políticos desonestos porque, segundo “são os homens que corrompem as instituições”.

Aloysio avaliou negativamente o relatório da CPI Mista da Petrobras, que, para ele, se assemelha a um “elogio do desvio” por dar a impressão de que o "petrolão" é algo assimilável e normal. O senador paulista citou pesquisa segundo a qual 68 por cento das pessoas veem responsabilidade da presidente Dilma Rousseff no escândalo da Petrobras, mas, em sua avaliação, o ex-presidente Lula subestima o sentimento da população ao classificar os protestos contra a corrupção como “coisa da direita”.


— A indignação contra a corrupção é uma reação das pessoas de bem, das pessoas que querem um Brasil decente, que querem uma administração pública que se espelhe nos paradigmas de moralidade da grande maioria das famílias brasileiras, em que é preciso trabalhar duro para ganhar sua subsistência — afirmou.

Aplaudido de pé, Pedro Simon despede-se do Senado



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um emocionado discurso de despedida do Senado nesta quarta-feira (10).  Aos 84 anos, ele está encerrando o quarto mandato como senador. Simon deixou a Casa, depois de três décadas, homenageado pelos colegas parlamentares e com a intenção de continuar a divulgar suas ideias, falando principalmente aos jovens em palestras pelo país.

— As minhas palavras deixam agora o alento dos discursos para semear ideias com a juventude que clama por mudanças.  Minhas sementes de ética na política do Brasil de hoje e de amanhã — afirmou.

Simon disse que também aproveitará o tempo para conversar com os amigos, ler, ouvir música e se dedicar mais à família. O discurso dele foi acompanhado das galerias por estudantes do colégio Mackenzie de Brasília, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e pela esposa, filhos, noras e a neta do parlamentar.

Com mais de 60 anos na vida pública, Simon, que já foi governador e deputado estadual do Rio Grande do Sul, destacou o trabalho que realizou para representar no Senado o povo gaúcho e todos os brasileiros. Ele também recitou poema de Manoel de Barros, agradeceu a Deus e fez uma adaptação da oração de São Francisco – de quem é devoto - para resumir sua trajetória política.

— Onde vi repressão, lutei para levar liberdade; onde vi tirania, lutei para levar democracia; onde vi corrupção, lutei para levar ética; onde vi impunidade, lutei para levar justiça — disse.
História

Dos momentos memoráveis desde o movimento estudantil e como político eleito, o senador ressaltou sua participação em períodos históricos, como a campanha Diretas Já, a Assembleia Nacional Constituinte e a eleição do presidente Tancredo Neves.
Simon recordou também os nomes de vários parlamentares falecidos que ajudaram a dignificar o Poder Legislativo. Entre eles, citou Ulisses Guimarães, Mário Covas, Darcy Ribeiro e Alberto Pasqualini, de quem foi aluno e se considera seguidor e discípulo.

O senador ainda fez críticas ao governo, à equipe econômica de transição da presidente Dilma Rousseff e citou os casos de corrupção como o mensalão e os escândalos da Petrobras.

— Um governo que não soube como terminar nem sabe como começar e vive seu pior momento, uma hora dramática.  Deveriam reunir todos os partidos para deliberar sobre o que fazer para conduzir o Brasil. Fazer como fez o Itamar, depois do impeachment do Collor — sugeriu.

Simon, no entanto, comemorou os avanços na luta contra a impunidade e a aprovação da Lei da Ficha Limpa que considerou “um grande passo rumo à moralidade na representação política”.

Apesar de já haver anunciado que não disputaria novo mandato eletivo, Simon aceitou convite do partido para concorrer este ano, mas foi derrotado. No lugar dele assumirá o senador eleito Lasier Martins (PDT-RS).

Homenagens

Ao encerrar o discurso, Simon foi aplaudido de pé e recebeu de presente uma miniatura em madeira do Congresso Nacional, o microfone e a placa que ficavam em frente a sua cadeira no Plenário. De pé na tribuna, por cerca de cinco horas, ele foi aparteado por 36 senadores e respondeu um a um.

Ana Amélia (PP-RS) leu carta recebida por ela em que um admirador do senador exalta "o senhor pleno de retidão e justiça que deixará uma lacuna impreenchível".
Paulo Paim (PT-RS) lembrou que Simon foi seu primeiro voto e que, após 12 anos de convivência no Senado, tem orgulho de ter presidido a sessão histórica para ouvir o discurso do conterrâneo.

Os companheiros de partido destacaram a importância da figura política combativa e coerente. Para o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), o Senado se despede de um dos homens públicos mais importantes e mais respeitados do país. Vital do Rêgo (PB) disse que Simon é exemplo de altivez, honradez e seriedade. Jarbas Vasconcelos (PE) recordou a amizade de mais de 40 anos e a fundação do partido. Waldemir Moka (MS) e Luiz Henrique (SC) lamentaram a perda para o Senado.

Valdir Raupp (RO), Eduardo Braga (AM), Roberto Requião (PR) e Ricardo Ferraço (ES) exaltaram o exemplo do político na luta pela redemocratização do país.
— Continue nessa resistência,  o senhor é um ícone não só para o nosso partido, mas para a ética e a moral brasileira — disse Casildo Maldaner (SC).

Simon foi citado como influência positiva para várias gerações de políticos.  Ataídes Oliveira (PROS–TO) elogiou o legado do parlamentar gaúcho, que também foi considerado como inspiração e referencia de ética na política pela maioria dos colegas, entre eles Eduardo Amorim (PSC-SE), Vanessa Grazziotin (PCdo B-AM) , Paulo Bauer (PSDB-SC) e Ruben Figueiró  (PSDB –MS).
O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP) e  o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) também destacaram a simplicidade e o protagonismo de Simon na história política do país.

O senador ainda recebeu o carinho e as homenagens de Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Magno Malta (PR-ES), João Capiberibe (PSB –AP), Cyro Miranda (PSDB- GO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Antonio Aureliano (PSDB-MG), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e  Lídice da Mata (PSB-BA) .
José Agripino (RN), líder do DEM, afirmou que Simon, pela honradez e coragem, é merecedor do reconhecimento dos colegas e de todo o povo brasileiro.


— O senhor tem o direito de andar nas ruas do Brasil de cabeça erguida, só sendo cumprimentado pelas pessoas. Duvido que alguém lhe dirija alguma palavra de censura, porque o senhor é daqueles políticos que já não se fazem mais — disse.

Total de visualizações de página